1. Identificação | |
Tipo de Referência | Relatório (Report) |
Site | mtc-m21c.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34R/42SB9KB |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/07.17.19.18 |
Última Atualização | 2020:07.17.19.18.26 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/07.17.19.18.26 |
Última Atualização dos Metadados | 2022:07.08.21.11.18 (UTC) administrator |
Chave de Citação | MascarenhasSaba:2013:AsPeDe |
Título | Aspectos pedagógicos de um desafio científico para alunos de ensino fundamental e médio |
Ano | 2013 |
Data de Acesso | 28 abr. 2024 |
Tipo | RDP |
Número de Páginas | 25 |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 482 KiB |
|
2. Contextualização | |
Autor | 1 Mascarenhas, Matheus 2 Saba, Marcelo Magalhães Fares |
Identificador de Curriculo | 1 2 8JMKD3MGP5W/3C9JHP6 |
Grupo | 1 2 DGE-CEA-INPE-MCTI-GOV-BR |
Afiliação | 1 Centro Universitário Claretiano 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 mascarenhasm@hotmail.com 2 marcelo.saba@inpe.br |
Instituição | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico (UTC) | 2020-07-17 19:18:26 :: simone -> administrator :: 2022-07-08 21:11:18 :: administrator -> simone :: 2013 |
|
3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | pedagogia ciência ensino fundamental ensino médio |
Resumo | Esse trabalho tem como foco elaborar uma pesquisa utilizando como meio os desafios científicos para alunos de ensino fundamental e médio. Com esses desafios fornecer ferramentas pedagógicas e didáticas aos professores do ensino de ciências das escolas de Ensino Fundamental e Médio, envolvendo-os (alunos e professores) com os diversos ramos da ciência e tecnologia, no caso concreto com as ciências espaciais. Constatamos um déficit na qualificação e número de profissionais na área de pesquisa no Brasil, ainda que esse número esteja melhorando gradativamente, se faz necessário encontrar características pedagógicas que realmente transforme essa realidade brasileira. Os desafios científicos podem contribuir com essa questão, auxiliando aos professores no desenvolvimento próprio, promovendo uma formação continuada e também fornecendo a eles novas ferramentas didáticas para o ensino e o aprendizado de ciências. Melhorar a educação básica talvez seja um dos primeiros passos para melhorar a formação de um futuro pesquisador e, portanto, essa etapa da vida acadêmica de um pesquisador deve receber uma especial atenção. |
Área | CEA |
Arranjo 1 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > DIDGE > Aspectos pedagógicos de... |
Arranjo 2 | urlib.net > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2013 > Aspectos pedagógicos de... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | |
|
4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42SB9KB |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/42SB9KB |
Arquivo Alvo | Matheus Mascarenhas.pdf |
Grupo de Usuários | simone |
Visibilidade | shown |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
|
5. Fontes relacionadas | |
Repositório Espelho | urlib.net/www/2017/11.22.19.04.03 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3EU29DP 8JMKD3MGPDW34P/478H8RC |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.54.40 2 sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.46.49 1 |
Divulgação | BNDEPOSITOLEGAL |
Acervo Hospedeiro | urlib.net/www/2017/11.22.19.04 |
|
6. Notas | |
Notas | Bolsa PIBIC/INPE/CNPq |
Campos Vazios | archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory date descriptionlevel doi e-mailaddress edition format isbn issn label language lineage mark nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readergroup recipient reportnumber rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark secondarytype session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url versiontype |
|
7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
atualizar | |
|