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1. Identificação
Tipo de ReferênciaRelatório (Report)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/42SB9KB
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2020/07.17.19.18
Última Atualização2020:07.17.19.18.26 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2020/07.17.19.18.26
Última Atualização dos Metadados2022:07.08.21.11.18 (UTC) administrator
Chave de CitaçãoMascarenhasSaba:2013:AsPeDe
TítuloAspectos pedagógicos de um desafio científico para alunos de ensino fundamental e médio
Ano2013
Data de Acesso28 abr. 2024
TipoRDP
Número de Páginas25
Número de Arquivos1
Tamanho482 KiB
2. Contextualização
Autor1 Mascarenhas, Matheus
2 Saba, Marcelo Magalhães Fares
Identificador de Curriculo1
2 8JMKD3MGP5W/3C9JHP6
Grupo1
2 DGE-CEA-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Centro Universitário Claretiano
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 mascarenhasm@hotmail.com
2 marcelo.saba@inpe.br
InstituiçãoInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2020-07-17 19:18:26 :: simone -> administrator ::
2022-07-08 21:11:18 :: administrator -> simone :: 2013
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavepedagogia
ciência
ensino fundamental
ensino médio
ResumoEsse trabalho tem como foco elaborar uma pesquisa utilizando como meio os desafios científicos para alunos de ensino fundamental e médio. Com esses desafios fornecer ferramentas pedagógicas e didáticas aos professores do ensino de ciências das escolas de Ensino Fundamental e Médio, envolvendo-os (alunos e professores) com os diversos ramos da ciência e tecnologia, no caso concreto com as ciências espaciais. Constatamos um déficit na qualificação e número de profissionais na área de pesquisa no Brasil, ainda que esse número esteja melhorando gradativamente, se faz necessário encontrar características pedagógicas que realmente transforme essa realidade brasileira. Os desafios científicos podem contribuir com essa questão, auxiliando aos professores no desenvolvimento próprio, promovendo uma formação continuada e também fornecendo a eles novas ferramentas didáticas para o ensino e o aprendizado de ciências. Melhorar a educação básica talvez seja um dos primeiros passos para melhorar a formação de um futuro pesquisador e, portanto, essa etapa da vida acadêmica de um pesquisador deve receber uma especial atenção.
ÁreaCEA
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > DIDGE > Aspectos pedagógicos de...
Arranjo 2urlib.net > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2013 > Aspectos pedagógicos de...
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agreement.html 17/07/2020 16:18 1.7 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42SB9KB
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/42SB9KB
Arquivo AlvoMatheus Mascarenhas.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Visibilidadeshown
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2017/11.22.19.04.03
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3EU29DP
8JMKD3MGPDW34P/478H8RC
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.54.40 2
sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.46.49 1
DivulgaçãoBNDEPOSITOLEGAL
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory date descriptionlevel doi e-mailaddress edition format isbn issn label language lineage mark nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readergroup recipient reportnumber rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark secondarytype session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url versiontype
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
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